
2013
A gincana "Minha Escola Movimenta o Mundo"2013 foi isso: um conjunto de atividades socioeducativas para gerar nos participantes novas oportunidades de aprendizado e de colaboração. Não se tratou de competição e sim de um exercício educativo associado ao desenvolvimento da consciência socioambiental e da prática do civismo em nossa comunidade. Esse projeto é integrante do Programa Ipê Amarelo 2013 e, assim como todos os outros, deve respeitar o seu propósito e ter como compromisso central o lema "Multiplicar Consciência para Evoluir sem Destruir".
Assim, cada escola escolheu participar de todos os desafios propostos na gincana, ou escolheu o mínimo de 4 atividades para cumprir exemplarmente, de acordo com o presente regulamento.
Cada ação realizada foi avaliada pelos membros do Conselho da P. B. Lopes | Scania ao final da gincana. Mediante os resultados da avaliação, a escola recebeu o prêmio solicitado. Dessa forma, a gincana deve manter seu foco principal: engajar os alunos e a comunidade, reunindo as pessoas em favor das causas ambientais. Pretende-se, por meio de atividades lúdico-pedagógicas, levar as crianças a tomarem conhecimento sobre o comportamento humano mais adequado ao planeta e à própria sociedade, abordando os cuidados necessários à preservação do Meio Ambiente e desenvolvendo neles a consciência de que é possível influenciar positivamente e transformar a realidade onde vivemos.
2012
No Programa Ipê Amarelo de 2012, o objetivo com as escolas associadas continua sendo o de despertar o engajamento dos alunos nas questões ambientais e fortalecer neles o compromisso com a auto evolução.
Para isso, temos o teatro que é encenado pelos voluntários da
P. B. Lopes | Scania, os gibis com as novas aventuras do Super Amarelo, o jingle para as crianças aprenderem cantando, e outras diversas ações educativas que formam uma grande gincana interescolar. Tudo para estimular a reflexão, a inspiração e a transformação de comportamentos dentro e fora da escola.
A gincana deve funcionar como um efeito contagiante entre as crianças e a comunidade, e por essa razão chama-se
"Minha Escola Movimenta o Mundo". O propósito desta grande gincana era trabalhar a relação entre aspectos socioambientais e o lema: "Multiplicar Consciência para Evoluir sem Destruir". Nela, espera-se que todo aluno se torne um
Ipê Ativo, ou seja, vetor da conscientização na sala de aula, na escola e em sua casa.
As atividades estão descritas no Regulamento da Campanha que também traz a pontuação equivalente a cada atividade e os critérios para a avaliação de cada equipe. As três equipes que apresentarem o melhor desempenho e a maior pontuação serão premiadas a exemplo dos anos anteriores. Ou seja, os três melhores desempenhos receberão o prêmio solicitado pelas próprias escolas no lançamento da campanha de 2012 que devem estar de acordo com as necessidades prioritárias da escola e garantir benefícios diretos aos alunos.
No evento de lançamento da campanha 2012, os alunos receberam uma camiseta em fibra 100% natural, especialmente produzida pela Maré Alta, trazendo a ilustração dos super heróis. Preso à peça, receberam um minienvelope numerado identificando o aluno como um agente de transformação contendo sementes de Ipê Amarelo e de outras espécies da Mata Atlântica com instruções para as crianças plantarem. As sementes foram colhidas pelos adolescentes do Projeto Verde é Vida. A camiseta serve para identificar os "Ipês Ativos em ação".
Este ano o teatro foi diferente. Em vez de abordar o contraste bem x mal contrapondo a diferença entre o comportamento do Super Amarelo com o de um vilão, ele trouxe uma figura muito positiva e importante na formação do nosso herói: sua ex-professora Margarida Rios, e seus amigos escoteiros. Trouxe também a Tuíta, a corujinha mascote da turma e outros Ipês Ativos que já se uniram ao grupo. Juntos, eles vivem situações incríveis com mensagens que educam enquanto entretém a criançada.
Como projeto complementar, foi distribuído o Kit Consciência com os personagens da campanha lembrando a importância do uso responsável dos recursos naturais básicos: desligar ventilador e apagar as luzes ao sair, fechar as torneiras e reduzir a saída de água, utilizar apenas o número suficiente de papel toalha, e separar o lixo para a coleta seletiva. Este material para sinalizar os ambientes foi aplicado nas escolas e também entregue aos alunos para que eles pudessem levar para casa e compartilhar com a família o compromisso que estão assumindo na escola.